sexta-feira, 24 de julho de 2009

Comic Con 2009 - Cultura Pop que excede um Pavilhão


Começou no último dia 22 a feira que entra cada vez mais no calendário "pop" do mundo do entretenimento, a Comic Con edição 2009. Os números das edições passadas são gigantes, assim, podemos imaginar que o evento deste ano vai ser, no mínimo, um sucesso.

Na edição de 2006 e 2007 os administradores tiveram problemas com a lotação. Em 2006, por exemplo, a organização teve que interromper o registro de pagantes por algumas horas pois o gigantesco San Diego Convention Center não poderia comportar mais pessoas. Em 2007, eles introduziram um "passe de 3 dias" que não incluía sábado. Mesmo assim, a organização teve mais de 125 mil profissionais do meio registrados, sem contar os inúmeros fãs de gibis e séries que se amontoram na frente do pavilhão dias antes do evento ter início. Em 2008, os passes de 3 dias esgotaram bem antes do início do evento. Todos estão ávidos por novidades nas áreas de quadrinhos, cinema e games. A Comic Con foi cortejada por outras cidades americanas interessadas em sediar o evento, mas até agora não se pronunciaram oficialmente sobre mudar de San Diego.

Nem sempre foi assim. Para se ter uma idéia, a primeira Comic Con (ocorrida há 40 anos em um salão de hotel) contou com 300 pessoas entre público e expositores. Sua principal função foi angariar fundos para que a feira do próximo ano pudesse ser feita pela primeira vez no San Diego Convention Center. Durante um bom tempo a feira foi dedicada apenas aos gibis e livros; mas então, de mansinho, a fim de promover seus mais recentes lançamentos, aportaram na Comic Con as primeiras empresas de cinema e televisão, seguidas de perto pelas de games.

Durante os anos 90 podia-se contar nos dedos (de uma mão) o número de artistas que iam à San Diego apoiar o lançamento de um filme ou série. Somente as celebridades que curtiam "novidades" ou que teriam ouvido algum publicista lhes dizer que a feira vincularia ainda mais sua imagem ao público jovem, eram capazes de pisar no imponente salão H do pavilhão de San Diego e sorrir para as dezenas de flashes Cybershot vindos sabe-se lá de onde. O fato é que, para um artista, ir ao Comic Con significava pagar mico.

Mas o tempo (e a tecnologia) tratou de mudar as coisas.

Segundo a imprensa internacional, um evento ocorrido em 2002 teria definitivamente mudado a opinião dos profissionais e celebridades de Hollywood sobre o verdadeiro poder da Comic Con na promoção de um filme/produto. Naquela ocasião, Angelina Jolie estava promovendo Tomb Raider e decidiu participar da feira somente se pudesse transforma sua visita em um grande evento. Conseguiu muitos flashes e muita atenção ao promover Tomb Raider já no aeroporto de San Diego (o produtor agradece), virou capa da USA Today no dia seguinte e isso mostrou aos demais estúdios que não se pode brincar com a tal "feirinha".

"Você pode estar em todos os blogs, todos os sites de fãs e de formadores de opinião, mas quando sua estratégia de promoção alcança uma mídias como aquela, os executivos da velha guarda pensaram 'Ei, peraí, entendi!'", diz Mike Vollman, um executivo da MGM presente na feira atual, e que trabalhava para a Dreamworks naquela época.

Nos anos seguintes, todas as celebridades quiseram ir. Tivemos Joss Whedon e o elenco de Buffy (há muitos anos, não lembro quantos), vieram depois Ben Affleck (com o Demolidor), Arnold Schwarzenegger e Bryan Singer. Tivemos tambémo diretor John Favreau que debutou no evento levando Zathura e nos anos seguintes levou trechos inéditos de Homem de Ferro, JJ Abrams e o elenco de Star Trek (ano passado), entre outros. Neste ano temos os debutantes Tim Burton (Alice no País das Maravilhas), Robert Zemeckis (A Christmas Carol) e os reverenciados cineastas do oriente Park Chan Wook e Hayao Miyasaki. Há rumores que apareçam por lá também Jim Carrey e Denzel Wahington, até a presente data, nada de terem aparecido.

Os destaques deste Comic Con 2009 estão sendo os seguintes:
  • A tecnologia 3-D veio para ficar. Que o diga os cineastas James Cameron (com os 23 minutos aprovadíssimos de Avatar), Robert Zemeckis (cujo filme "A Christmas Carol" também foi produzido para se aproveitar da nova tecnologia), além de outros filmes que vão pegar rabeira na tecnologia, apesar de não terem sido produzidos exclusivamente para esta mídia (Toy Story 2, Alice no País das Maravilhas, etc...)
  • O elenco de "Twilight" leva o público ao delírio. A produtora Summit não precisava disto, mas mesmo assim resolveu roubar o dia com sua mesa redonda.
  • Toy Story 3 está agendado para 2010. Foi o que disseram os panelistas da Disney.
  • Os animadores Hayao Miyasaki e John Lasseter são homenageados no evento.
  • Os produtores Carlton Cuse e Damon Lindelof deram algumas dicas sobre o que viria a ser a próxima temporada de "Lost", mas não houve grandes revelações.
  • Seth MacFarlane, criador de "Uma Família da Pesada" fala sobre as 3 indicações ao Emmy de sua animação ( incluindo uma de melhor série que é dada pela primeira vez a uma animação).

A Comic Con deste ano apresenta novidades todos os dias e nem estamos no final da feira ainda (ela acaba amanhã). A minha postagem foi apenas para mostrar a sua evolução e para parabenizar os organizadores por estes 40 anos de serviços dedicados à cultura dos quadrinhos e à pop arte (o cinema vem depois, eu sei). Não vou postar mais nada sobre ela, afinal, temos uma galerinha que já tá fazendo isso (e muito bem! diga-se de passagem). Se você quiser maiores informações sobre a Comic Con 2009 acesse o Omelete. Eles são feras!



Nenhum comentário:

Por que Neil Patel é tão bom?

Quando este indiano criado nos EUA criou a conta "@whoisneilpatel" ninguém entendeu nada. Surgiu logo depois as fotos de modelos...