quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Profissão à Prova - Um Reality Show

Trabalhar em uma emissora de tevê dá nisso. Após assistir a muitos game-shows e programas de auditório você acaba tendo algumas idéias de formatos que poderiam dar certo na tevê. Isso mesmo, você leu "poderiam", já que ninguém tem a menor idéia se um programa vai dar ou não certo na tevê.

Essa idéia surgiu já faz um tempo e só agora eu pude colocar na net. Quis colocar aqui no blog porque é legal estudarmos todos os formatos possíveis e as possibilidades de cada um. Acho que os reality shows passam por um período de ressaca já que eles foram explorados à revelia nos anos 90. Nos EUA, eles foram exibidos de tal modo que bastava ser milionário para ter o seu próprio reality show. Salvo algumas exceções (Patrulha da Moda, Supernanny e Troca de Esposas, por exemplo) eles estão em baixa no momento. O que vemos na programação americana hoje em dia é algo que mistura "reality show" com programa de eliminações. Esse tipo de formato que eu daria o nome de "relity-show-eliminatório" está em programas de sucesso como Dancing with the Stars (em sua 7a temporada) Hell's Kitchen, que aqui no Brasil é representado pelo Concurso de Culinária da Ana Maria Braga (acreditem em mim, se vocês acharam o concurso da Ana legal de se assistir, é porque ainda não viram o Hell's Kitchen), Survivor (que já está gravando seus episódios no Gabão) e The Greatest American Dog (algo como "O Maior Cão Americano"). Todos têm reality (com seus dramas pessoais e momentos cômicos, tudo depende do humor do editor) e todos têm algum tipo de eliminação em cada um de seus episódios.

Bem, o "Profissão à Prova" segue também esta cartilha. Tem sua porção reality show seguido de uma eliminação. Gostaria de saber o que vocês acham dele. Coloquei em uma pastinha um resumo do formato e um roteiro hipotético (aliás, todo roteiro é hipotético, mas vai ficar assim, gostei da palavra :). Apenas uma dica do que poderia ser o programa, depois de pronto. Espero que gostem.

Nenhum comentário:

Por que Neil Patel é tão bom?

Quando este indiano criado nos EUA criou a conta "@whoisneilpatel" ninguém entendeu nada. Surgiu logo depois as fotos de modelos...