domingo, 3 de maio de 2009

Gigante à vista!!!


No mundo dos negócios do entretenimento dos EUA os formatos e conteúdos existentes no mercado se resumem basicamente em 2 tipos de material: os scripted (com roteiro prévio que incluem mas não se limitam a novelas, filmes, quadrinhos, livros e games) e os unscripted (sem roteiro prévio, incluindo aí os game shows, programas de auditório e nos últimos anos os "reality shows"). Isso significa dizer que as produtoras criam e negociam seus formatos baseados primeiramente nestas duas relevâncias. Diante de todo o arsenal de mídia que é usado na batalha de audiência das tevês abertas e a cabo, podemos ter a certeza que esse material ou é um formato scripted ou é unscripted, não há como fugir de uma destas condições. Sacaram?
Atualmente os representantes mais poderosos dos formatos "com roteiro" são os grandes estúdios de Hollywood, como a Warner, a Sony, a Fox e a Disney. Ninguém duvida que eles são os donos da bola e regem o mercado aplicando tendências e ditando as suas regras. Acontece que a outra fatia deste mercado (a dos formatos "sem roteiro"), apesar de possuir uma expressão menor nos EUA, é algo que arrebanha toneladas de dinheiro internacionalmente.

Dominado por empresas globais como a Freemantle Media e a Endemol, este mercado de "unscripted" é tão promissor que acabou chamando a atenção de um gigante até então adormecido com a causa, ou pelo menos que não se importou tanto assim com esta causa: a Sony Pictures!


O que chamou a atenção deste gigante foi o fato de 1/3 da grade americana ser dedicada a estes formatos e também o fato destas empresas negociarem seus títulos no mercado internacional com muito mais facilidade que os formatos "com roteiro" que eles possuem às pencas. Na última edição da revista Television Week, o presidente da Sony Pictures Television, Steve Mosko, declarou que "os estúdios sempre tiveram a idéia que sua função é criar uma programação com roteiro que alimente grande parte das grades americanas, mas se olharmos ao que a Freemantle e a Endemol têm feito internacionalmente, vemos que há um mercado enorme para o 'reality'. Se tivermos o programa certo, podemos fazer um bocado de dinheiro no mundo todo!". Apesar de serem donos do formato "Wheel of Fortune" (Roda da Fortuna), considerado pelos marketeiros como uma máquina de fazer dinheiro, a Sony naturalmente quer mais.

Ela já vem ensaiando a sua entrada no mundo dos "sem roteiros" há algum tempo. Compraram por exemplo a Two Way Traffic, uma gigante distribuidora deste tipo de formato (eles negociam por exemplo, o programa "Quem quer ser Milionário?"; não confunda com o filme... :), a empresa Embassy Row, além de Tom Forman, um veterano produtor de reality shows, responsável por programas como Kid Nation (reality polêmico e de sucesso nos EUA). Outro passo dado para entrar de vez no mercado foi a contratação de um executivo da Endemol chamado Mike Morley para chefiar sua base em Londres e dali, negociar a compra e venda destes formatos.

"Os formatos 'sem roteiro' têm uma grande habilidade de produzir um lucro ancilar" declara outra contratada da Sony, Holly Jacobs, veterana de produção cujo plano de ataque será remexer no enorme catálogo de formatos "com roteiro" que a Sony possui, e a partir deles, produzir conteúdos de reality show e programas de auditório. Contando com a estrutura atual de produção e com um caixa pra lá de generoso, Jacobs prevê que a Sony tem tudo para surpreender o mercado e se tornar em breve uma das gigantes deste setor.

Outra carta nas mangas é a imagem cultivada de "produtora independente" que ela possui no mercado. Todos sabem que a Sony não possui vínculos fortes com emissora grande alguma. Isso ajudaria por exemplo, na contratação de talentos peso-pesados como Mark Burnett e, a posteriori, na venda de seus formatos a qualquer emissora interessada.



Um comentário:

Juliana Parlato disse...

Ahhhhhhh... entendi de onde surgiu o assunto. Programas com roteiros e sem roteiros... Taí um grande nicho de mercado, hein!?!

Por que Neil Patel é tão bom?

Quando este indiano criado nos EUA criou a conta "@whoisneilpatel" ninguém entendeu nada. Surgiu logo depois as fotos de modelos...