segunda-feira, 6 de abril de 2009

O caso X-Men Origens!

Saiu no Twitter faz uma semana: "X Men Origins" vazou na
internet! A FOX empreendeu uma verdadeira caçada aos culpados. O arquivo foi parar no The Pirate Bay, e uma vez lá dentro... bau, bau! É uma questão de minutos até que não haja mais volta. Chegaram a retirar o link do primeiro fornecedor (seed) mas não adiantou mais! Os arquivos se espalharam como vírus, e em instantes eles estavam em primeiro lugar no quadro dos mais baixados do site e chegaram em outro grande portal de "torrent", o Mininova! Restou apenas ao estúdio minimizar o prejuízo declarando que o filme estava sem sequências inteiras e sem finalização em diversas cenas. Aconteceu também um episódio interessante. Os sites de entretenimento, blogs e sobre o universo Marvel boicotaram o produto pirata! Eles não postaram qualquer comentário sobre o filme pirata, justamente para coibir seu coméricio ilegal.

Depois de pesquisar o material vazado, os produtores começaram a desconfiar da Rising Sun Pictures. A RSP é uma produtora australiana de efeitos visuais responsável por maquiar filmes como Superman - O Retorno, Harry Potter e a Ordem de Fenix só pra citar 2 e me poupar trabalho. A empresa tem nome, história e alguns contratos pra zelar. Se foi ela realmente a responsável pelo vazamento do filme (isso vai ser provado mais tarde), seria um episódio lamentável. Basta se colocar no lugar do dono da empresa. Um sujeito que levou anos para construir uma reputação num mercado tão concorrido como o do entretenimento e que pode perder tudos isso com a ação de apenas 1 mané.

Acho fácil pegar o responsável pelo vazamento: basta verificar as contas bancárias do envolvidos na produção dos efeitos visuais! Veja lá o depósito destoante de alguns milhares de dólares vindos "sei lá de onde" e "voi lá", aí está o seu fulano! É óbvio que uma ação deste tipo (leia-se ousada) foi financiada pelo mercado negro. Um técnico de efeitos visuais não ganha muito por mês, pode ganhar mais do que eu e você juntos, mas não o suficiente para recusar um proposta vultosa vinda "sei lá de onde".

Fico curioso com a brecha que este tipo de ação vai causar no mercado. Podem acontecer duas coisas:
  1. Do mesmo modo que aconteceu com o nacional Tropa de Elite, a FOX vai ter um lucro recorde com o filme, motivado pelo marketing obtido com tal notícia (filme vazado, curiosidade dos fãs) sem ter que gastar muito com publicistas. Daí será uma questão de tempo até que outros títulos vazem na internet sem que os produtores consigam conter "os infiéis".
  2. O filme fracassa na bilheteria motivado principalmente pelos péssimos comentários daqueles que já assistiram pela internet. Isso será vital para que o estúdio (e seus concorrentes) tomem providências urgentes sobre como conter e segurar o tráfego de material entre a produtora e as empresas contratadas para finalização e efeitos. Em uma visão mais alarmista, talvez eles até deixem de terceirizar estes serviços e passem a fazer tudo (de novo) em suas instalações. Será uma solução mais cara, mas será também seguro.
Ainda não me decidi sobre assistir (ou não) este filme da internet. Parece tentador, já que eu adoro ver filmes em versões inacabadas (disco 2 de DVD às vezes é assistido primeiro lá em casa). E talvez minha escolha não faça diferença nesta indústria gigantesca que é o cinema americano. E pensando melhor: foi com o público pensando assim que o filme X-Men Origins se tornou o campeão de "downloads" no sites piratas!

Nenhum comentário:

Por que Neil Patel é tão bom?

Quando este indiano criado nos EUA criou a conta "@whoisneilpatel" ninguém entendeu nada. Surgiu logo depois as fotos de modelos...