Estive assistindo a alguns programas de fofocas estrangeiros (neste caso, o TMZ, o Extra e o Entertainment Tonight) e notei o quanto são ágeis as edições das matérias destes caras. Uma notícia de 1 minuto sobre uma celebridade chega a usar 10 fotos e um trecho em vídeo de 20 segundos. E não são quaisquer fotos. Elas têm uma resolução muito boa porque a edição trabalha com keyframes de modo que haja zoom nas pessoas em momentos chave da reportagem. Codiloco.
Aqui o máximo que a gente consegue ver na tevê é uma foto estática sobre um fundo da Digital Juice. Um pouco menos e estaríamos falando de um vídeo de casamento. Ou de uma apresentação em Powerpoint. O que me pergunto é: editor brasileiro tem preguiça ou não tem equipamento?
Digo isso porque os programas de celebridades acima são diários e suas edições devem ser igualmente rápidas. É necessário equipamento à altura pra que esses efeitos estejam prontos no mesmo dia. Esses efeitos de foto, GC e vídeo não são difíceis de se fazer. Eu até faço alguns deles em casa, mas digo desde já que demora. Porque o computador tem de renderizar tudo isso, o que levam horas, e horas são preciosíssimas quando o assunto é "produção de programa de celebridades". Mas eu não acredito, sinceramente, que nosso equipamento esteja tão aquém assim do equipamento gringo. Não acredito nisso, afinal, temos os nossos Macs aqui, nossas estações Avid e temos nossoa "Motion" também (quando um After FX não puder ajudar). Então a pergunta permanece: por que a nossa edição é tão sofrível?
Isso me lembra de uma história que ouvi de uma funcionária de gravadora. Na época, estavam mandando pra Los Angeles uma fita recém gravada dos Titãs para fazer uma masterização. Eu perguntei por que isso já que tínhamos os mesmos equipamentos por aqui. "É por causa do produtor!", respondeu ela enquanto embalava a master. "Mas não temos produtores aqui que podem fazer isso? Eles não podem aprender com os caras?", insisti na questão. "Não fica igual! Os daqui não são ousados como os de lá! E outra: os americanos têm mais de 50 anos de tradição no rock!".
Acho que isto explica muita coisa. Inclusive o fato da nossa edição de vídeo ser tão simplória em comparação com a edição americana. Não somos ousados como eles! Pra quem não concorda comigo, no dia que você encontrar um trabalho de edição igual a este aqui no Brasil, você me avisa, ok?
Senta aí. Puxa uma cadeira. Tem café coado ali em cima. Uma hora a máquina de espresso chega. Enquanto isso, escuta essa...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Por que Neil Patel é tão bom?
Quando este indiano criado nos EUA criou a conta "@whoisneilpatel" ninguém entendeu nada. Surgiu logo depois as fotos de modelos...
-
Neste mundo, num certo dia , um sujeito ficou satisfeito porque havia adquirido mobilidade! Estava feliz porque comprou um caderno especial,...
-
A seguir, um trecho da coluna de Flávio Ricco para o UOL Televisão: " Renato Modesto, um dos colaboradores do autor Walther Negrão, ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário