NATPE quer dizer "National Association of Television Program Executives" ou Associação Nacional dos Produtores de Programas de Televisão. Eles produzem anualmente em Las Vegas uma feira mundial onde não se negocia anualmente sobre algo que na verdade é virtual, não existe no nosso mundo físico. Eles negociam centenas de milhões de dólares em compra e venda de "formatos" de programas de televisão. Não é fantástico?
Isso quer dizer que um belo dia, um sujeito teve uma idéia para um programa de televisão, game-show, novela, filme, telefilme, reality show etc... e antes de fazer o que centenas de outras pessoas fazem diariamente pelo mundo... ele decidiu registrar sua idéia. Depois dedicou a ela alguns momentos do seu dia até que ela se trasnformasse em algo sólido que pudesse ser vendido a produtores de conteúdo (incluídos aqui a pequena produtora XYZ até os grandes conglomerados de mídia que assustam a todos pelo enorme tamanho e poder de fogo em produção de conteúdo). Depois que o filme, programa, novela, etc... é produzido ele é negociado na feira NATPE para o mundo todo. Literalmente.
É lá que se encontram os nossos peixes graúdos da televisão brasileira (se quiser chama-los de tubarões, tudo bem, não vou criar caso por isso). Representantes das Redes Record, SBT, Globo e Bandeirantes batem anualmente o cartão para entrar por seus imensos corredores e vasculhar com olhos nervosos os cartazes trazendo os novos formatos do setor (que não têm sido muitos ultimamente). Foi lá que a Globo fechou com a Endemol um contrato para ter o "direito" de produzir uma versão do Big Brother aqui no Brasil. Foi lá que o SBT comprou os direitos de poder produzir programas como Supernanny e Topa ou não Topa. Eles foram lá desembolsaram dinheiro pelo "direito" de se usar uma idéia! E às vezes brigam por ela! É o que aconteceu recentemente no embate travado pela Record e SBT pela posse de uma preciosidade chamada: American Idol!
Você deve estar se perguntando onde estou querendo chegar. É simples: a NATPE é o exemplo real e imediato de que idéias valem ouro! É claro que não pode ser qualquer uma. A idéia do sujeito lá do primeiro parágrafo foi pesquisada, debatida, produzida e exibida em seu país de origem. E só então pode ser negociada na NATPE! Munidos de relatórios de audiência e citações de jornais e revistas, os executivos tentam fazer seu formato crescer aos olhos do cliente, para então negociar um contrato (muitas vezes vultoso, dependendo da audiência obtida pelo formato) com prazo de validade e regras específicas de produção e exibição. Mas apesar do caminho sinuoso até chegar à NATPE e apesar das muitas mudanças sofridas ao longo deste caminho, o cerne do negócio ainda é a "idéia".
Uma idéia vale ouro! Trabalhe em cima disto! Trabalhe em cima de sua idéia! Quem sabe daqui a alguns anos ela não venha a ser negociada na NATPE? :))
Para os executivos que não puderam (ou não quiseram) frequentar as dezenas de palestras e conferências da feira (foram muitas, acredite!) houve uma boa notícia: elas foram gravadas e autoradas em DVD! São palestras absurdas de boas, com convidados do calibre de Ben Silverman (CEO da NBC) e Anne Sweeney (ABC), executivos de empresas como TIVO e Lionsgate entre outros. Tudo isto está em um pacote de 12 DVDs no disponíveis no site dos caras. Algo absolutamente indispensável na biblioteca de uma faculdade de Publicidade e Propaganda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário