quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Profissão à Prova - Um Reality Show

Trabalhar em uma emissora de tevê dá nisso. Após assistir a muitos game-shows e programas de auditório você acaba tendo algumas idéias de formatos que poderiam dar certo na tevê. Isso mesmo, você leu "poderiam", já que ninguém tem a menor idéia se um programa vai dar ou não certo na tevê.

Essa idéia surgiu já faz um tempo e só agora eu pude colocar na net. Quis colocar aqui no blog porque é legal estudarmos todos os formatos possíveis e as possibilidades de cada um. Acho que os reality shows passam por um período de ressaca já que eles foram explorados à revelia nos anos 90. Nos EUA, eles foram exibidos de tal modo que bastava ser milionário para ter o seu próprio reality show. Salvo algumas exceções (Patrulha da Moda, Supernanny e Troca de Esposas, por exemplo) eles estão em baixa no momento. O que vemos na programação americana hoje em dia é algo que mistura "reality show" com programa de eliminações. Esse tipo de formato que eu daria o nome de "relity-show-eliminatório" está em programas de sucesso como Dancing with the Stars (em sua 7a temporada) Hell's Kitchen, que aqui no Brasil é representado pelo Concurso de Culinária da Ana Maria Braga (acreditem em mim, se vocês acharam o concurso da Ana legal de se assistir, é porque ainda não viram o Hell's Kitchen), Survivor (que já está gravando seus episódios no Gabão) e The Greatest American Dog (algo como "O Maior Cão Americano"). Todos têm reality (com seus dramas pessoais e momentos cômicos, tudo depende do humor do editor) e todos têm algum tipo de eliminação em cada um de seus episódios.

Bem, o "Profissão à Prova" segue também esta cartilha. Tem sua porção reality show seguido de uma eliminação. Gostaria de saber o que vocês acham dele. Coloquei em uma pastinha um resumo do formato e um roteiro hipotético (aliás, todo roteiro é hipotético, mas vai ficar assim, gostei da palavra :). Apenas uma dica do que poderia ser o programa, depois de pronto. Espero que gostem.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Concurso do Sesi, quem mandou?

Acabei de mandar o meu texto para o concurso do Sesi-Novos Autores. Estava atolado de trampo até então, edição, tradução e outros textos, mas descolei um tempo pra trabalhar num textinho para enviar pra eles. Por alguma razão desconhecida, achei melhor trabalhar no texto desde o início, pesquisar e bolar algo a partir do nada. Como eu nunca tinha feito roteiro para teatro, usei a formatação de cinema mesmo (claro que o fato de ter um software de roteiros no meu computador ajudou) assim não precisaria pensar em mais nada, somente na história.

Putz como é difícil escrever pra teatro! São dois ou três cenários apenas, e uns 5 personagens, e com isso você tem que bolar um enredo que possa ser interessante e que prenda a atenção do público. Não foi fácil. E ainda não sei se ficou bom. Tem esse agravante também. Eu coloquei nele o nome provisório de "Enquanto me Lembrar de Ti" (Therezinha, obrigado por ter dado o toque quanto ao uso correto do pronome, mas infelizmente já tinha enviado os papéis pro Sesi... paciência!). Na trama, vemos o dia a dia de um doente de Alzheimer e sua luta por manter a dignidade não se esquecer daqueles que ama. Já aviso que escrevi o primeiro ato apenas, pois o Sesi não precisa de nada além de umas poucas laudas pra fazer a seleção. Pessoas, quem quiser dar uma olhada e comentar o material, please, cliquem aqui.

Quem estiver a fim de mandar seus originais e participar do concurso, fiquem atento pois só faltam 2 dias para acabar as inscrições! Abraços a todos!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Obama deve muito a Dennis!



Viva!!! Depois do resultado das eleições desta terça feira a gente começa a achar que o mundo tem jeito. Aquela frase "pára o mundo que eu quero descer" não precisa mais ser dita. Podem continuar com o mundo. Só manerem na velocidade, tá indo muito rápido. Quer dizer então que Obama vai ser o 44o presidente americano? Cara, que fantástico! Ontem eu até discutia esta vitória com minha mulher, lembro dela ter dito que o Obama é perfeito demais pra ser verdadeiro. (?)

Aí eu lembrei que já tinha visto esse carisma antes, só não lembro de onde era. Com um pouco mais de esforço me veio a figura emblemática do Dennis Haysbert. Ele sim foi um presidente e tanto. Pra quem não lembra do Dennis, ele é o ator que fez o presidente Palmer no seriado "24 Horas" da Fox. Lembro que em praticamente todas as cenas que ele aparecia, havia uma crise, havia uma tensão permanente no ar e um bando de assessores inescrupulosos. E claro, havia o celular com o agente Bauer no outro lado da linha. E o presidente Palmer era simplesmente um líder nato, inteligente, decidido, exatamente a antítese de Bush.

E agora vem minha teoria maluca. Preparem-se para a revelação (posso ser preso por isso): Palmer preparou o povo americano para Obama!!! Tudo faz parte de um enorme plano deste governo-invisível-maçônico que incutiu no poco americano o seriado "24 Horas" (os roteiristas da 1a temporada sabem de tudo) e seu carismático David Palmer. Tudo isto para prepara-los para receber de braços abertos (num futuro nem tão distante assim) outro carismático sujeito (que na época era advogado em Illinois e mais tarde se tornaria senador pelo mesmo estado) que mostraria em breve o seu potencial. A minha teoria deve ser validada porque além de Palmer, os roteiristas também colocaram o irmão dele na trama, Wayne, como presidente. Ou seja, eles realmente insistiram na idéia de um presidente negro americano!

É claro que não estou falando sério! Obema foi eleito porque o povo americano ainda possui um mínimo (eu disse um mínimo, já que eles votaram 2 vezes em George W. Bush, isso nunca será esquecido) de discernimento. E porque estão cansados da política imperialista dos republicanos.

Dennis Haysbert está agora no seriado The Unit, mas nunca mais será esquecido como o primeiro presidente negro (e mais querido) dos EUA, ainda que tenha partido de um seriado de ficção. E tenho certeza que muitos americanos lembraram dele quando assinalaram Obama em suas fichas de votação. O líder idealizado há anos atrás agora se torna o líder real. Acredito que muita gente fez isso, de repente poderia sair até um gráfico da coisa toda.

Agora seguem as 10 notícias mais legais sobre esta eleição. Da mais simples à mais legal.

10. Obama dançando no programa da Ellen De Generis;
9. A rapidez na votação (pareceu até ter sido voto eletrônico);
8. As noticias tendenciosas do canal FOX News (a favor dos republicanos);
7. O debate entre os vices (Biden x Palin);
6. A música "Yes We Can" feita por uma porrada de artistas para a campanha do democrata;
5. A cobertura sensacional do canal CNN (com direito até a holograma de repórteres);
4. Oprah Winfrey chorando no discurso de vitória de Obama;
3. O reverendo Jesse Jackson também emocionado com a vitória de Obama;
2. As impagáveis imitações de Sarah Palin, feitas por Tina Fey do Saturday Night Live;
1. O discurso de agradecimento de McCain. no qual reconheceu a derrota para o democrata;

Por que Neil Patel é tão bom?

Quando este indiano criado nos EUA criou a conta "@whoisneilpatel" ninguém entendeu nada. Surgiu logo depois as fotos de modelos...